Tosse e dificuldade para respirar são sinais de bronquite

Fumo passivo aumenta chances de problemas de ouvido
7 de agosto de 2019
Meu filho respira pela boca! E agora?
11 de setembro de 2019

Brônquios são tubos que levam o ar para dentro dos pulmões. Eles se ramificam a partir da traqueia, até formarem os bronquíolos, que por sua vez alcançam os alvéolos pulmonares, estruturas onde ocorre a troca gasosa. Quando essas estruturas ficam inflamadas por algum motivo, dizemos que a pessoa está com bronquite –as vias aéreas se estreitam e surgem sintomas como tosse, catarro, falta de ar e chiado no peito.

Tipos e causas

Existem dois tipos principais de bronquite: a aguda e a crônica. Apesar do mesmo nome e de muitos sintomas em comuns, essas doenças são bem diferentes e, por isso, devem ser tratadas de forma distinta.

Bronquite aguda

Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza ou parainfluenza). Em casos raros, germes como o Mycoplasma pneumoniae e a Chlamydia podem deflagrar bronquite. A exposição eventual a agentes irritantes, como poluentes e produtos químicos, também pode inflamar a traqueia e os brônquios, causando um quadro semelhante ao da bronquite aguda.

Bronquite crônica

É uma doença caracterizada pela inflamação crônica dos brônquios, com perda progressiva da função pulmonar. Oficialmente, o diagnóstico da bronquite crônica é definido quando a pessoa tem sintomas por no mínimo três meses ao ano, durante dois anos consecutivos. A bronquite crônica e o enfisema pulmonar são duas manifestações de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Ambas costumam se sobrepor, mas no enfisema já existe o alargamento de bronquíolos e a destruição da parede de alvéolos, com formação de bolhas de ar. A maioria dos casos (80% a 90%) de DPOC é provocada pelo tabagismo. Outras causas possíveis são a exposição no trabalho a poeiras e produtos químicos, ou à fumaça produzida por fornos a lenha ou à queima de querosene ou biomassa.

O problema ocorre em indivíduos com mais de 40 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o DPOC provoca 40 mil mortes por ano, o equivalente a três mortes a cada hora.

As principais manifestações da bronquite aguda são:

• Tosse (seca ou produtiva);
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Chiado no peito;
  • Febre e/ou mal-estar.

Observação: se a pessoa estiver gripada, outros sintomas podem ocorrer, como nariz entupido, dor de garganta e no corpo.

Já os principais sintomas da bronquite crônica são:

• Tosse produtiva crônica;
  • Escarro (pode ser claro ou purulento);
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;

Observação: os sintomas podem ser mais intensos ao acordar, durante a noite ou quando a pessoa se exercita.

Diferença entre bronquite e asma

Muita gente chama asma de bronquite, ou usa os termos “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, embora muitos médicos considerem esses termos ultrapassados. Apesar de também envolver uma inflamação nos brônquios, a asma é uma doença crônica inflamatória, na maioria dos casos, de origem alérgica, ou seja, deflagrada por uma suscetibilidade individual. A característica principal da asma é o broncoespasmo (estreitamento dos brônquios que pode ser intenso), uma reação a alérgenos específicos. Um asmático pode ter seu quadro agravado pelo cigarro ou por infecções, mas essa não é a causa da doença. Ainda que questões individuais também possam exercer algum papel na bronquite aguda ou crônica, em tese, qualquer pessoa pode ter essas doenças se uma infecção chegar aos brônquios, ou se exposta ao cigarro por longos períodos, respectivamente. Mas não é todo mundo que pode ter asma –no Brasil, a condição afeta cerca de 10% dos adultos ou 20% das crianças.

Diferença entre bronquite e pneumonia

Ambas envolvem uma inflamação nas vias respiratórias, com tosse, catarro, falta de ar, chiado e febre. Mas a pneumonia é mais espalhada pelo pulmão, enquanto a bronquite é limitada aos brônquios. A pneumonia também pode ser causada por vírus (inclusive o da gripe), mas, na maioria das vezes, está relacionada a bactérias e, por isso, precisa ser tratada com antibióticos. Esta última também costuma provocar febres mais altas, dores no peito e respiração ofegante, podendo levar a pessoa à morte se não tratada. A radiografia de pulmão pode ajudar o médico a fazer o diagnóstico diferencial.

Diferença entre bronquite e bronquiolite

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, quase sempre causada pelo VRS (Vírus Respiratório Sincicial), que acomete bebês e crianças pequenas. Também causa dificuldade para respirar.

Diagnóstico

As bronquites podem ser identificadas a partir da análise dos sintomas, histórico do paciente e ausculta (uso do estetoscópio para ouvir o coração e a respiração) e a oximetria, para checar os níveis de oxigenação. O médico também pode solicitar exames de imagem, como a radiografia de tórax ou tomografia, além da cultura de escarro. Nas suspeitas de bronquite crônica é comum a realização do teste de espirometria. Nele, o paciente precisa expirar o máximo de ar possível num dispositivo para verificar se há alguma obstrução.

Como prevenir a bronquite

Vacine-se

A imunização contra a gripe e pneumococos, entre outras, evitam bronquites infecciosas e também doenças que podem agravar o estado dos pacientes com bronquite crônica.

Lave as mãos corretamente

A higiene das mãos é uma forma importante de se evitar o contato com micro-organismos que causam infecção.

Não fume

Essa é a principal medida para evitar a bronquite crônica e também sintomas mais graves em casos de infecções respiratórias.

Atenção à exposição ocupacional

Se você trabalha com poeiras ou outras substâncias tóxicas, use sempre máscaras de proteção.

Pratique atividade física regular

Os exercícios ajudam a melhorar a capacidade respiratória e a imunidade e são importantes para a qualidade de vida de quem sofre de bronquite crônica. – Tenha uma dieta equilibrada A nutrição adequada também é importante para a imunidade. – Siga sempre as orientações médicas, e não interrompa o uso de medicamentos por conta própria.

Fonte: UOL